Balanço da Conferência: "Riscos Emergentes - A responsabilidade dos gestores"
Conferências
Responsabilidade Civil Ambiental e Responsabilidade Civil de Administradores e Directores foram os temas que mereceram a atenção da comunidade empresarial na conferência que o Jornal OJE promoveu na manhã de 20 de Maio, em Lisboa, com o patrocínio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, da MDS Consulting e da Chartis.
Muitas dúvidas persistem entre a comunidade empresarial sobre a melhor forma de acautelar a responsabilidade ambiental que as empresas devem assumir, em caso de sinistro, e que vincula solidariamente os directores, gerentes e administradores.
Qual a melhor forma de avaliar a exposição de cada empresa a riscos ambientais e qual o melhor método de cálculo de uma garantia financeira que acautele eventuais indemnizações devidas por danos ambientais são questões que ainda hoje atormentam a gestão de grande parte do tecido empresarial português e por isso mereceram especial destaque nesta conferência, onde foram apresentados possíveis caminhos para responder a estes desafios.
Para os administradores e directores de empresas foram evocadas questões legais que os prendem a responsabilidades relevantes, em caso de pedido de indemnização decorrente de actos de gestão. Problemas em que o sector segurador tem conseguido assumir-se como parceiro estratégico na transferência de responsabilidades e salvaguarda do património pessoal dos gestores.
Faça o download em baixo das apresentações dos oradores presentes nesta conferência.