Omniflow produz dispositivo de produção de energia eléctrica Casos de sucesso 21/07/11, 00:01Por Almerinda Romeira Esta start up da área das energias renováveis prepara a sua entrada no sector eólico de micro-geração em 2012
O trunfo deste projecto está, segundo o seu promotor, o jovem engenheiro Pedro Ruão, na inovação. "Estamos na presença de uma turbina completamente diferente e inovadora, que não obedece ao mesmo balanço de massas que os dispositivos convencionais, sendo possível obter um rendimento superior para além de ter um funcionamento notável em ambientes difíceis como o urbano, onde existem factores, como a turbulência, que impedem o correcto funcionamento dos actuais dispositivos". A Omniflow foi distinguida com uma Menção Honrosa na edição 2010 do Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE.
Como surgiu a ideia do projecto? É totalmente inovador ou inspirado numa solução já existente? A ideia base do produto nasceu no âmbito de um prémio de inovação promovido pela EDP e o pelo bilionário britânico, Richard Branson. O projecto apresentado, um dispositivo de geração de energia eléctrica com um conceito inovador, foi um dos três finalistas neste prémio em que a ideia de negócio e o próprio produto ainda se encontravam em estado embrionário. Neste momento, já foram executados e testados vários protótipos de pequena e grande escala em que os resultados obtidos mostram claramente um futuro promissor para a Omniflow. Na realidade, estamos na presença de uma turbina completamente diferente e inovadora que não obedece ao mesmo balanço de massas que os dispositivos convencionais, sendo possível obter um rendimento superior, para além de ter um funcionamento notável em ambientes difíceis como o urbano, onde existem factores, como a turbulência, que impedem o correcto funcionamento dos actuais dispositivos.
Quais as principais dificuldades que sentiu no arranque do negócio? A obtenção de financiamento foi a etapa mais difícil para o arranque. Até lá, a maior parte dos custos tiveram de ser auto financiados, inclusive os custos de propriedade industrial e todos os ensaios e protótipos. É uma fase muito dura do processo, em que muitas vezes nos sentimos vulneráveis, desapoiados e questionamos se realmente valerá a pena tanto empenho pessoal e financeiro.
Nota receptividade do mercado a ideias ecológicas? Existe uma grande procura no mercado para uma solução viável de micro-geração no campo das energias renováveis. Até agora, apenas os dispositivos solares fotovoltaicos tiveram uma real penetração no mercado, pelo que está patente uma grande demanda para uma solução para o problema da exploração eólica em regime urbano. Por este motivo, o Omniflow é visto como uma tecnologia altamente promissora, que atrai atenção e interesse a nível global, tendo a empresa sido contactada por várias instituições internacionais.
O negócio é doméstico ou está já a pensar na internacionalização? A Omniflow pretende, no primeiro ano de produção, apostar na solução de micro-geração com o mercado externo como principal objectivo, com potências até 10 kW, prevendo o aumento gradual deste valor, perseguindo o objectivo de entrar no mercado de instalação de dispositivos de grande potência, como, por exemplo, instalações em terrenos montanhosos e parques off-shore em 2015.
Em que medida o seu negócio contribui para um mundo mais sustentável? O sistema, ao ser passível de ser instalado em habitações e prédios sem os habituais impactos negativos, permite que os utilizadores gerem a sua própria energia, reduzindo a necessidade de usar outras fontes de energia não renováveis. Para além do mais, a energia está a ser directamente gerada onde vai ser maioritariamente usada, o que reduz significativamente as perdas associadas ao transporte de grandes distancias na rede.
![]() ![]() ![]() 23/03/12, 00:15 Fruticolas com potencial exportadorEm Hortas de Hidanha a melancia é rainha. Na freguesia do Ladoeiro, Idanha-a-Nova, floresce um projeto que junta agricultores de todo o concelho. Criadas em09/03/12, 00:01 “Precisamos de criar a imagem de um Portugal produtor”Propriedade de António Silvestre, a Vale da Rosa, no Concelho de Ferreira do Alentejo, vendeu, no ano passado, 4500 toneladas de uva de mesa e exportou 1200,24/02/12, 00:01 Sabores de Portugal à conquista da PolóniaUm português e a sua família polaca afirmam o "made in Portugal"neste país do Báltico. SmakiPortugalii é ainda um pequeno negócio, mas está a crescer de03/02/12, 08:52 Inovação e sustentabilidade em Vila Nova de GaiaÉ uma das poucas quintas em espaço urbano que pratica agricultura biológica em toda a Europa Ocidental. Em Portugal, é o primeiro projeto do género. |