Podem candidatar-se ao Incentive empresas que tenham até 15 colaboradores, modelo de negócio comprovado (com clientes e facturação), e que seja escalável, de qualquer sector de actividade. As inscrições podem ser feitas até 2 de Dezembro.
Francisco de Almeida, managing director do LEAP, apresenta a iniciativa LEAP Incentive 2012 e explica os objectivos a atingir, visando contribuir para o fomento de uma cultura de empreendedorismo em Portugal.
Que empresas podem candidatar-se? O LEAP Incentive foi criado com a ambição de atrair, para o LEAP Center, um conjunto heterogéneo de empresas inovadoras e em processo de crescimento que permita criar um ambiente único em que sejam exploradas sinergias entre os empreendedores e partilhadas as "dores de crescimento". Este incentivo é dirigido a PME nacionais já constituídas, com uma base de inovação e com modelo de negócio comprovado. Pode candidatar-se qualquer PME nacional que apresente potencial de crescimento. Procuramos empresas que tenham ambição de crescer e vontade de "arregaçar as mangas" para o fazer.
Que tipo de pré-requisitos é necessário cumprir para aceder ao concurso? Em concreto, os pré-requisitos são: empresas inovadoras que tenham até 15 colaboradores, modelo de negócio comprovado (com clientes e facturação), e que seja escalável, de qualquer sector de actividade.
Como, onde e até quando são feitas as inscrições? É um processo muito simples, feito em www.leap.pt, através da resposta a um formulário on-line muito simples. O formulário terá questões ligadas à empresa (área e sector de actividade, alguns indicadores financeiros e motivação para crescer). As inscrições podem ser feitas até 2 de Dezembro.
Como funciona a iniciativa LEAP Incentive 2012? O LEAP Incentive 2012 é uma iniciativa que funciona sem complicações e praticamente sem exigências burocráticas e processa-se em três fases: candidatura, avaliação e selecção. As empresas selecionadas terão acesso a excelentes benefícios de acesso ao LEAP.
Como são seleccionadas as empresas candidatas? Quando tivermos todas as candidaturas, as mesmas são analisadas e classificadas, de acordo com o scorecard que definimos. Depois disso, serão avaliadas pelo júri do LEAP Incentive. Os critérios principais serão o estágio de maturidade da empresa, o interesse do projecto, a ambição dos seus promotores e o fit com a plataforma LEAP e as restantes empresas residentes.
Quem avalia os projectos? Por quem será constituído o júri? Os projectos são avaliados pelo Júri que referi, e que é constituído por Miguel Pais do Amaral, presidente do TheEdge Group, Guilherme Borba, administrador do OJE, e por mim, enquanto managing director do LEAP.
O que ganham os vencedores? Além do alojamento no LEAP Center (com 100% a 25% de redução na renda mensal durante o primeiro ano - ou seja, a empresa vencedora terá o alojamento grátis durante os primeiros 12 meses), têm acesso a um Office Day (que é o acesso à equipa LEAP Advisors para discussão de estratégias de desenvolvimento de negócio e avaliação das necessidades de apoio), presença no InvestorsDay (iniciativa a realizar durante o ano que vai contar com a participação das principais estruturas de investimento portuguesas e algumas internacionais) e também benefícios de acesso ao LEAP (com condições especiais em apoio LEAP Advisors e conteúdos de LEAP Academy).
Em que medida pode este incentivo contribuir para o fomento de uma cultura de empreendedorismo em Portugal? Apesar de estarmos conscientes das dificuldades que o país e as empresas atravessam, temos a ambição de mudar a forma de pensar e estimular uma cultura de empreendedorismo. Acreditamos que este incentivo será um passo importante nessa direção. Conhecemos bem as dificuldades e as necessidades das empresas. Os benefícios a que as empresas poderão aceder, através do LEAP incentive, são o nosso compromisso no sentido de dar o apoio necessário para aumentar a taxa de sucesso de projectos inovadores. Adicionalmente, acreditamos que o ambiente e cultura que podem ser criados por um grupo de empresas ambiciosas, com o apoio adequado para captarem a oportunidade de crescimento, pode ser um factor atrativo para investidores e outras estruturas de apoio ao empreendedorismo. O sucesso deste incentivo e das empresas vencedoras serão ainda determinantes para apoiar a nossa ambição de fazer crescer rapidamente o conceito LEAP para outras cidades do país, e mesmo para outros países, podendo facilitar e agilizar o processo de expansão internacional de muitas PME.
José Luís Pinto Basto, CEO do TheEdge Group e um dos impulsionadores do LEAP, responde pelo projecto.
O que é o LEAP Incentive 2012? O LEAP Incentive 2012 é uma iniciativa para estimular empresas de grande potencial de crescimento e empreendedores com ambição de se juntarem ao LEAP. As empresas seleccionadas serão integradas no LEAP, beneficiando de toda uma estrutura vocacionada para o apoio ao desenvolvimento e internacionalização de PME. O LEAP é uma plataforma de desenvolvimento empresarial que permite aos empreendedores usufruírem de uma infraestrutura e de um conjunto de serviços desenhados para os apoiar no seu negócio no dia-a--dia, mas, mais importante, no crescimento, acesso a financiamento e internacionalização. No fundo, pretende-se que, num mesmo local, seja possível, a um empreendedor, ter acesso a serviços de suporte como a contabilidade, a comunicação ou a formação, mas também o apoio para criar a sua estratégia de crescimento e internacionalização para encontrar os investidores certos para o seu negócio "dar o salto". Sentimos uma grande motivação para juntar um grupo de empresários que partilhem da nossa forma de pensar, que sejam criativos e tenham a ambição de melhorar e mudar o panorama empresarial português.
Porque foi criado o LEAP Incentive? Criámos o LEAP Incentive, em primeiro lugar, para atrair as melhores empresas que se enquadrem no perfil de que estamos à procura. Em segundo, porque julgamos que também cabe aos empresários nacionais um papel importante no desenvolvimento do nosso País, e especialmente da nossa economia. Conheço bem esta realidade de perto. Não só porque passei pelas dificuldades que um empreendedor sente quando quer crescer e não tem os recursos necessários para o fazer, mas também porque hoje, e uma vez ultrapassadas essas dificuldades, sinto o dever de ajudar projectos ambiciosos a converterem-se em negócios de referência. Daí este investimento que estamos a fazer no LEAP, com o suporte do TheEdge Group. Em terceiro, e para finalizar, porque achámos que seria uma forma de disseminar rapidamente o conceito LEAP. Pretendemos afirmar-nos, no curto prazo, como um dos principais hubs de empreendedorismo em Portugal e acreditamos que este é um primeiro passo nesse sentido.
O que é o LEAP Fundado em 2011, por Francisco de Almeida (managing director) e José Luís Pinto Basto, (administrador-delegado do The Edge Group), o LEAP é uma plataforma multi-serviços para pequenas e médias empresas (PME) com potencial de crescimento. A sua estrutura assenta no LEAP Center, no LEAP Advisors e no LEAP Academy. Enquanto plataforma multi-serviços de aceleração para empreendedores e empresas, o LEAP disponibiliza a infraestrutura necessária à sua operação, que inclui não só o espaço, mas também o apoio de back-office (marketing, financeiro, contabilístico, jurídico, entre outros), passando pelo conhecimento especializado em várias disciplinas até à preparação e promoção de contactos com potenciais investidores com vista ao desenvolvimento e internacionalização das empresas.
Empreendedores
José Luís Pinto Basto é fundador e administrador do The Edge Group, desde 2002. Começou a sua carreira na área de tecnologias de informação, como programador e analista de sistemas na empresa Soporcel. O espírito empreendedor leva-o a estar presente no "nascimento" da Novacinco, Carpe Diem e Informáticos de Portugal. No seu percurso, passa pelos cargos de CEO na Teknoland Portugal, multinacional de Internet do grupo espanhol Telefónica, sendo mais tarde responsável (local partner) pela expansão para Portugal da multinacional sueca IconMedialab, maior empresa europeia de e-business (projectos CidadeBCP e Oniway UMTS).
Francisco de Almeida é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa, fez uma especialização na London School of Economics e um MBA no INSEAD que o levou a explorar o seu lado empreendedor, com a criação de um conceito único em Portugal, o LEAP. Entrou na BCG - The Boston Consulting Group em 2005, onde chegou a consultor sénior, especialista em serviços financeiros, consumo e retalho. Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa, fez uma especialização na London School of Economics e um MBA no INSEAD, que o levou a explorar o seu lado empreendedor, com a criação de um conceito único em Portugal, o LEAP.
As farmácias estão no ponto de ruptura. Há 850 com fornecimentos suspensos em pelo menos um grossista, afirma Paulo Duarte, vice-presidente da Associação
António Lopes de Seabra, vice-presidente executivo da Continental AG para a Ásia-Pacífico, considera que um líder internacional tem de ter grande abertura para
Perante um setor em travagem a fundo, a Volvo Car Portugal reage com um reforço da rede de concessionários e um investimento recorde em publicidade, com o