PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Le Chef: Abacate
Gourmet
Slideshow image
06/12/11, 11:28
Por Jan Stechemesser - Chef do Restaurante Longevity Cuisine do Longevity Wellness Resort Monchique

O abacate, um fruto originário dos climas temperados e chuvosos da América do sul, é actualmente amplamente cultivado em regiões de clima semelhante, como as ilhas da Madeira e as Canárias.
Apresenta-se como um fruto de casca, sendo aproveitados os óleos provenientes do caroço para fins cosméticos.
A polpa, para consumo alimentar, é rica em nutrientes, contendo proteínas, ferro, hidrato de carbono e minerais, proporcionando também apreciáveis concentrações de vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico. A combinação de gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa tornam o abacate num poderoso antioxidante.
O acentuado valor energético está relacionado com o seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).
Dos seus elementos, além das vitaminas, destacam-se os minerais pelas suas propriedades: magnésio, que é essencial no metabolismo da glicose e para nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia, tanto em gestantes como em lactantes, e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que desempenha, juntamente com o cálcio, um importante papel na mineralização dos ossos, e nos neurónios, melhorando o raciocínio.
 
Vieiras salteadas com Guacamole de Abacate e Manga
Ingredientes
12 miolos de vieiras frescas do Atlântico
1 unid de Dente de Alho
1 unid de Limão pequeno
azeite qb
Flor de sal qb
Para o guacamole
3 abacates Hass maduros (se possível biológico, por exemplo, do Algarve)
1 manga pequena cortada em cubos pequenos
1 malagueta vermelha picada
e sem as sementes
1 lima espremida (usar só o sumo)

cominho, sal e pimenta branca moída para temperar ao seu gosto.
Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Com uma colher tire a "carne" de abacate e coloque numa taça. Verifique que não existem pedaços da casca e junte os restantes ingredientes. Tempere com o cominho, sal e pimenta branca moída ao seu gosto. Manter no frigorífico até as vieiras estarem prontas e o guacamole fresco.
Lave os miolos de vieira em água fria e retire o músculo lateral, pois muitas vezes é um pouco rijo. Tempere com sal fino e core as vieiras numa frigideira aquecida com azeite e dentes de alho (para dar um sabor "extra" ao azeite e às vieiras), dos dois lados até estarem prontas. Finalize com um pouco de sumo de limão e flor de sal da nossa costa para dar mais sabor.
Para decorar o prato pode usar também alguns chips de pão de centeio assado no forno, em vez dos chips de tortilhas fritas, pois são mais saudáveis.
 
Sugestão de vinho:
Soalheiro Primeiras vinhas 2010
A colheita 2010 caracterizou-se por temperaturas elevadas e praticamente ausência de precipitação durante os meses de Julho, Agosto e Setembro. Para manter a frescura e o equilíbrio entre os aromas, acidez e açúcares, a vindima realizou-se na segunda semana de Setembro. Estas condições permitiram um aroma elegante com uma maior persistência gustativa da casta Alvarinho. Personalidade: cor amarela citrina, aroma elegante e cheio que cresce no copo, tornando-se cada vez mais persistente. O sabor é encorpado, fresco e com grande complexidade gustativa.
0  Comentários
0 votos
24/04/12, 11:22

Chefs e Make-a-Wish unidos para ajudar

A Fundação Make-A-Wish convidou alguns dos chefs mais reconhecidos do país para prepararem pratos especiais que vão permitir aos portugueses contribuírem, até Ver Notícia
18/04/12, 11:38

Restaurante Arquivo – Porto: Privacidade e bom gosto

A porta fechada guarda o rigor da cozinha clássica, numa casa que data de oitocentos. Mas não se espere uma atmosfera dessa época. Em plena Praça da República, Ver Notícia
11/04/12, 11:13

Le Chef: Pêra Rocha

A pêra rocha é uma variedade  originária de Sintra, a sua produção é uma DOP - Denominação de Origem Protegida, sita na zona Oeste. Ver Notícia
04/04/12, 01:03

Le Chef: A Caça aos ovos da Páscoa

Moscatel é o nome dado a um grupo de variedades de uva bastante adocicada. Ver Notícia
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES