PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Vamos à Casa da Malta
Lazer
27/01/12, 10:11
Em parceria com Estrelas & Ouriços

Um dia destes, pegue nas crianças e diga-lhes que vão visitar a Casa da Malta.
Sem levantar a ponta do véu e perante o seu ar incrédulo, siga até S. Pedro da Cova, em Gondomar. À chegada, a surpresa será total. Numa antiga casa que servia de alojamento aos mineiros oriundos de outras localidades, os "malteses", está instalado o Museu Mineiro. É a "Casa da Malta".
O edifício pertencia à Companhia das Minas de Carvão e, depois de reconstruído, tornou-se num espaço para uma visita inesquecível ao mundo pesado dos mineiros.
Esse mundo de trabalho no subsolo é descoberto através de maquetas, reprodução de velhas fotografias e antigos instrumentos e utensílios utilizados na exploração das minas.
Os mais pequenos, pouco habituados a ver este tipo de espólio, vão adorar, mas quando chegarem à reconstituição de uma galeria com vagonetes e de um compartimento da antiga "Casa da Malta", aí vão levar para casa uma imagem bem real do que era, antigamente, trabalhar numa mina de carvão. O museu tem, também, expostas amostras minerais e fósseis, documentos e fotografias dos processos e dos trabalhadores das minas. Também descobrem a zorra, o carro-eléctrico utilizado no transporte de carvão, e as andorinhas, as gigantescas roldanas metálicas que se encontravam na parte superior da torre do poço da mina. Mas o museu tem muitas mais surpresas. Telefone primeiro e combine algumas atividades extra como, por exemplo, "O Regresso ao Passado", que é uma fotografia dos visitantes vestidos à época. Há também jogos com carvão ou a construção de um gasómetro ou de uma zorra a partir de caixas de cartão.
Não é um programa aliciante?
 
Descubra mais informações sobre estas e outras actividades em http://estrelaseouricos.sapo.pt
0  Comentários
0 votos
18/05/12, 13:16

Feira de Estilos de Vida Alternativos arranca hoje em Loures

A 1.ª edição da Feira de Estilos de Vida Alternativos de Loures, decorre este fim de semana, no Parque da Cidade de Loures. Aulas de meditação, yoga do riso, Ver Notícia
18/05/12, 13:04

LX Factory recebe hoje Open Day 8

A "Mudança" é o tema central proposto para aquela que é já a 8.ª edição do Open Day da Lx Factory, que hoje arranca em Lisboa.
 
Ver Notícia
17/05/12, 12:15

Open Brasserie com menu especial

O Restaurante Open Brasserie Mediterrânica, do Inspira Santa Marta Hotel, em Lisboa, preparou um menu especial que, até 20 de maio, celebra o Dia Mundial do Ver Notícia
16/05/12, 10:31

Energia renovada

Fica a 30 minutos de Lisboa, entre a serra e o mar, e pertence à cadeia The Ritz-Carlton Hotel Company.Ver Notícia
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES