PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Eu conto tudo ao Twitter
Moda Tendências
15/09/09, 09:57
Em parceria com Superinteressante - Por E.S/ I.J.

Explicar ao mundo o que quiser em 140 caracteres. Esta ideia tão simples fez do Twitter a rede social da moda, onde nascem desde amizades a protestos políticos. Analisamos o êxito do "pássaro" mais tagarela da Net

O que está a fazer neste preciso momento? É a esta simples pergunta que tratam de responder as mensagens publicadas no Twitter, a ferramenta social em voga na Internet. A única condição é que se utilize, no máximo, 140 caracteres para contar seja o que for. Por isso, este novo tipo de comunicação é também designado por microblogging ou nanoblogging.
Twitter é um vocábulo inglês que significa chilreio ou trinado. "Chilreio como o dos pássaros, que cantam, e todo o resto da tribo escuta e responde-lhes", explica Biz Stone, co-fundador do serviço, juntamente com Jack Dorsey e Evan Williams. O conceito aviário de comunicação online por parte deste trio de trintões parece conter a fórmula do êxito. Dez milhões de internautas partilham, actualmente, o que fazem e o que pensam através do Twitter. E, segundo alguns documentos confidenciais da empresa, obtidos e divulgados por um pirata informático há algumas semanas, está previsto que alcancem os mil milhões de utilizadores em 2013.
Para escrever uma mensagem (twitt) sobre as suas actividades diárias no Twitter é preciso entrar no seu website, utilizar um serviço de mensagens instantâneas (Gtalk, Messenger) ou enviar um SMS do seu telemóvel. O aspecto mais interessante é que todos os utilizadores que estejam interessados em si (os "seguidores") irão receber a mesma informação em simultâneo e de imediato.
De Obama a Pedro Almodóvar
De que se fala, então, no Twitter? De tudo um pouco, como acontece na vida real. A pessoa tanto pode enviar mensagens do tipo "vou reunir-me com a direcção" como outras de carácter tão banal como "estou a apurar o guisado". Na plataforma de microblogging, encontramos frases como "Não era de aquário, nem de informação ou da educação: vivemos na era da ansiedade" (@lordjerome), ou "Web 2.0: mais gente a falar de coisas do que a fazê-las" (@korochi).
Nos seus três anos de vida, o Twitter foi cenário de vários pedidos de casamento e de famosas ofertas de emprego. O ciclista Lance Armstrong, sete vezes campeão da Volta à França e um dos desportistas mais populares da plataforma, não só utiliza o serviço para dar informação sobre os seus êxitos desportivos e as picardias com o rival, Alberto Contador, como para anunciar, há alguns meses, o nascimento do seu quarto filho. É no Twitter que conversam milhares de celebridades, como o actor Ashton Kutcher (o mais popular, com 2.946.851 seguidores), o músico Lenny Kravitz (776.063), ou o basquetebolista Shaquille O'Neal (1.737.866). Em Portugal, as páginas dos humoristas Nuno Markl e Bruno Nogueira também têm muitos seguidores.
Os políticos aderiram à moda, numa tentativa de criar uma sensação de proximidade com os respectivos eleitores. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é "seguido" por mais de um milhão e meio de utilizadores, e alguns membros do Congresso norte-americano divulgam conversas mantidas com os respectivos líderes à porta fechada nas suas próprias páginas do Twitter (o mesmo aconteceu com a recente reunião da Comissão Política do PSD em que foram fechadas as listas de candidatos às eleições legislativas). Entre nós, o Twitter-Portugal tem disponível uma lista de utilizadores do serviço por sector de actividade e que inclui, por exemplo, escritores, médicos e deputados da Assembleia da República, além de uma página da Presidência da República.
O carácter imediato e a comunicação indirecta e informal podem explicar a ascensão meteórica do microblogging, segundo os peritos.
Os utilizadores do Twitter foram os primeiros a dar certas notícias, como a do sismo de magnitude 7,8 que atingiu a China no ano passado. Quando se despenhou um avião da Continental Airlines em Dezembro de 2008 em Denver (Estados Unidos), foi um passageiro chamado Mike Wilson que deu o alerta através de um twitt enviado do seu telemóvel. Por sua vez, alguns estabelecimentos, como o Albion Cafe de Londres, avisam os clientes quando acabam de tirar o pão e os bolos do forno.
Em Nova Iorque, as carrinhas de gelados e outros vendedores ambulantes de comida (burritos, kebabs, crepes) recorrem ao Twitter para dar conta, em tempo real, do seu percurso. E alguns museus, como o de Arte Moderna de Nova Iorque (o MoMA) ou o British Museum de Londres garantem que a ferramenta está a mudar a relação com o público, pois permite que informem diariamente os interessados sobre o que acontece no interior, dando a conhecer a preparação das exposições ou anunciando de imediato os eventos.

Por E.S./I.J.
Condensado de "Eu conto tudo ao Twitter", Super Interessante nº137, Setembro 2009
0  Comentários
0 votos
11/04/12, 10:57

Turismo do Algarve transforma material promocional em malas

As brochuras, faixas e lonas publicitárias do Turismo do Algarve acabam de ganhar nova vida, depois de terem sido recicladas e transformadas em malas e Ver Notícia
27/03/12, 11:29

Havaianas SlimGeometric juntam Portugal e Brasil

As Havaianas SpecialCollection têm, a partir de agora, mais uma novidade: as SlimGeometric.Ver Notícia
20/03/12, 10:46

Portugal Fashion Cross no MUDE

Numa edição repartida entre as duas maiores cidades do país, Lisboa e Porto, o 30.º Portugal Fashion começa esta quarta-feira, no MUDE - Museu do Design e da Ver Notícia
07/03/12, 11:17

“Freedom” é a 38.ª ModaLisboa que amanhã arranca na Praça do Município

É já a partir de amanhã que arranca mais uma edição da ModaLisboa, a 38.ª, por sinal, com o tema "Freedom". Ver Notícia
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES