PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Mitos Outono/Inverno na alimentação
Saúde Beleza
03/11/11, 01:00
Por Carla Castrelo - Nutricionista Corporación Dermoestética

Cinco mitos para desvendar
Agora que chegou o Outono escolhemos cinco famosos mitos da estação e questionámos a Nutricionista Carla Castrelo sobre a verdade nutricional dessas crenças, que nos fazem cometer, muitas das vezes sem nos apercebermos, erros alimentares. 
No Outono necessitamos de comer mais - MITO
Apesar de ser uma estação muito ligada a manifestações de ansiedade, depressão, de mudanças atmosféricas, não precisamos de ingerir mais alimento, mas sim preferir alimentos da época, com vitaminas e minerais que ajudam a combater o stress, fornecer energia, aumentar a resistência do sistema imunitário e manter o bom humor.
São eles os frutos vermelhos (amoras, groselhas, mirtilos), diospiros, romãs, uvas, abóbora, espinafre, acelga.
A castanha não engorda - MITO
Apesar de ser um fruto seco, a sua composição assemelha-se mais à dos cereais, contém pouca gordura, menos minerais, mais fibra e é rica em hidratos de carbono, que se consumida em excesso contribui para o aumento de peso.
É mais calórica que a batata e que a batata-doce.
Portanto, já sabe. Se quer manter a linha, consuma-a só em situações especiais (dia de S. Martinho e feriados).
Pode abusar-se do consumo de frutos secos no tempo mais frio - MITO
Dado o seu valor calórico não são alimentos para consumir em grandes quantidades sem qualquer controlo, mas numa dieta alimentar variada e equilibrada não devem constituir uma excepção.
São ricos em ácidos gordos insaturados (Ác. oleico e linoleico) - é um tipo de gordura saudável e também são ricos em proteína, além de cálcio e ferro.
Uma mão cheia a meio da manhã ou lanche ou como sobremesa pode ser uma opção saudável (por ex. misturados num iogurte natural).
Nesta estação devemos queimar menos calorias para manter a temperatura corporal e combater o frio - MITO
Com as temperaturas baixas precisamos de alimentos energéticos que nos reconfortem e que mantenham o calor corporal.
Para manter a temperatura corporal estável, o organismo aumenta o seu metabolismo basal e queimamos mais calorias, na tentativa de evitar a hipotermia.
Assim, devemos comer várias vezes ao dia (5-6 refeições diárias), pouco de cada vez e com alimentos de longa conservação e muito energéticos. São eles:
- Leguminosas (feijão, grão, ervilha, soja...);
- Crucíferas (couve lombardo, couve- flor, bróculos, escarolas, grelos, nabiças);
- Citrinos (limão, laranja, tângera, tangerina, toranja, kiwi, acerola);
- Frutos secos (amêndoas, nozes, avelãs, pistáchios, pinhões).

O azeite é saudável, logo tem poucas calorias - MITO
As propriedades saudáveis do azeite são conhecidas: contribui para prevenir as doenças cardiovasculares (reduz o colesterol total e o "mau colesterol" (LDL) e aumenta o "bom colesterol") e conserva a vitamina E que é um excelente antioxidante.
Mas fornece calor e energia, isto é, tem muitas calorias (cada 100g de azeite, contém 900 kcal). Ainda assim devemos preferi-lo a outra gordura para temperar e confeccionar os alimentos, mas com moderação (o ideal são 2 colheres de sopa por dia).
0  Comentários
0 votos
17/05/12, 12:22

Refeições práticas, saudáveis e económicas…

Aproxima-se o verão e as temperaturas mais elevadas convidam a refeições "mais leves".Ver Notícia
10/05/12, 14:34

O que comer nos intervalos das aulas

Se os adultos necessitam de realizar várias refeições ao longo do dia para conseguirem executar todas as tarefas a que se predispõem, as crianças necessitam de Ver Notícia
10/05/12, 14:31

Revitalizar o corpo para a chegada do verão

É verdade que a chuva tem andado a fazer das suas, mas o verão está a chegar e o Banyan Tree Spa Estoril preparou um tratamento revitalizante para a chegada Ver Notícia
03/05/12, 10:43

Atividade física e comportamentos sedentários em crianças em idade escolar

A atividade física regular aliada a uma alimentação saudável promove a manutenção e o equilíbrio físico e mental. Ver Notícia
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES