PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Brasil quer incentivar produção de biocombustíveis na África Ocidental
África
12/03/10, 13:03
OJE/Lusa

O Brasil quer incentivar a produção de biocombustíveis nos países da África Ocidental através de estudos e angariação de financiamentos de produção, afirmou hoje em Bissau o embaixador Jorge Geraldo Kadri.

 
O embaixador do Brasil na Guiné-Bissau falava aos jornalistas à margem de um seminário sobre as políticas públicas do Brasil sobre biocombustíveis, que decorre hoje em Bissau depois de iniciativas semelhantes em quatro países da África Ocidental (Senegal, Benim, Mali e Burkina Faso).

 
Naqueles países, técnicos de diferentes departamentos ministeriais do Brasil apresentaram as estratégias brasileiras no domínio de biocombustíveis e demonstraram as vantagens comparativas que a produção daquela energia poderá trazer.

 
Para melhor ajudar, o Brasil vai enviar à Guiné-Bissau "antes do final do ano" especialistas com a missão de fazer um levantamento exaustivo sobre as potencialidades do país no domínio da produção de biocombustíveis.

 
A missão terá como finalidade proceder ao levantamento das zonas para melhor cultivo de plantas que possam gerar biocombustíveis e quais as plantas que melhor se adaptam ao solo guineense.

 
O embaixador do Brasil destacou que a seguir a esse trabalho o seu Governo avançará para a procura de financiamentos para os empresários que queiram investir na produção de biocombustíveis.

 
Geraldo Kadri anunciou que o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) do Brasil já se mostraram disponíveis para apoiar a ideia.

 
"O primeiro passo é este seminário, o segundo é o estudo de potencialidades e o terceiro momento será o financiamento, porque sem o financiamento será impossível avançar com essa ideia toda", disse o embaixador do Brasil na Guiné-Bissau.

 
Geraldo Kadri afirmou desconhecer qual a visão das autoridades guineenses sobre a produção de biocombustíveis no país, mas entende que a ideia não colide com o cultivo de alimentos "tal como muitos defendem no mundo".

 
O diplomata brasileiro acha, contudo, que o país tem potencialidades enormes para a produção de biocombustíveis, a partir da terra hoje não aproveitada para o cultivo de alimentos e também a partir da polpa do caju, principal produto de exportação da Guiné-Bissau.

 
No ano passado, a Guiné-Bissau exportou cerca de 140 mil toneladas da castanha do caju.

 
"Mas, evidentemente a Guiné-Bissau tem que fazer o seu balanço se deve ou não avançar para a produção de biodisel", afirmou Geraldo Kadri.

0  Comentários
0 votos
08/02/12, 19:22

FMI prorroga em 5 semanas acordo de stand by com Angola

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou a aprovação da prorrogação do acordo de stand by com Angola por mais cinco semanas para dar tempo à sexta e Ver Notícia
08/02/12, 09:43

Gasolina sobe 3,43% e gasóleo aumenta 2,07 % em Cabo Verde

O preço dos combustíveis em Cabo Verde aumentou às 00:00 de quarta-feira (02:00 em Lisboa), com o litro de gasolina a subir 3,43% e o do gasóleo 2,07%.Ver Notícia
08/02/12, 09:39

Bruma seca cancela voos em Cabo Verde

A intensa bruma seca que assola Cabo Verde obrigou ao encerramento dos aeródromos e aeroportos internacionais cabo-verdianos, à exceção do do Sal, afetando Ver Notícia
06/02/12, 11:04

CPLP inaugura nova sede em Lisboa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) inaugura hoje, em Lisboa, a sua nova sede, que passa a funcionar no Palácio Conde de Penafiel, situado numa Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub