PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Guiné-Bissau paga parte da dívida a empresários locais
África
09/03/10, 19:09
OJE/Lusa

O governo da Guiné-Bissau deu hoje ao sector privado 3,5 biliões de francos CFA (4,5 milhões de euros) como parte da dívida contraída com os empresários locais entre 1974 e 1999.

 
O total da dívida contraída entre aquelas datas é de cerca de 18 biliões de francos CFA (27,4 milhões de euros).

 
O acordo para o pagamento da chamada dívida auditada foi hoje rubricado pelo ministro das Finanças guineense, José Mário Vaz, e pelo presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Agricultura (CCIA), Braima Camará.

 
O ministro das Finanças disse que com esse dinheiro, a ser mobilizado junto dos bancos comerciais de Bissau, o governo pretende "dar um novo fôlego" à actividade económica no país e consequentemente "ajudar o sector privado".

 
"Dissemos, no ano passado, que 2010 seria o ano do sector privado, depois de termos regularizado o pagamento dos salários (aos funcionários públicos) e termos liquidado a nossa dívida para com a banca comercial", afirmou Mário Vaz.

 
Segundo o ministro das Finanças, a partir do pagamento parcial da dívida, o sector privado do país estará em condições de participar na campanha de comercialização da castanha do caju, principal produto de exportação do país, cujo lançamento esta previsto para o diz 27 deste mês.

 
Para o presidente do CCIA, os empresários da Guiné-Bissau poderão a partir de agora pensar no relançamento da sua actividade "bastante afectada há vários anos" e ainda "ajudar no processo de desenvolvimento, com o pagamento dos impostos".

 
Braima Camará defendeu ainda que sem o pagamento, mesmo que parcial, da dívida do governo ao sector privado "seria difícil que os empresários" tomassem parte na campanha de comercialização da castanha do caju.

 

0  Comentários
0 votos
08/02/12, 19:22

FMI prorroga em 5 semanas acordo de stand by com Angola

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou a aprovação da prorrogação do acordo de stand by com Angola por mais cinco semanas para dar tempo à sexta e Ver Notícia
08/02/12, 09:43

Gasolina sobe 3,43% e gasóleo aumenta 2,07 % em Cabo Verde

O preço dos combustíveis em Cabo Verde aumentou às 00:00 de quarta-feira (02:00 em Lisboa), com o litro de gasolina a subir 3,43% e o do gasóleo 2,07%.Ver Notícia
08/02/12, 09:39

Bruma seca cancela voos em Cabo Verde

A intensa bruma seca que assola Cabo Verde obrigou ao encerramento dos aeródromos e aeroportos internacionais cabo-verdianos, à exceção do do Sal, afetando Ver Notícia
06/02/12, 11:04

CPLP inaugura nova sede em Lisboa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) inaugura hoje, em Lisboa, a sua nova sede, que passa a funcionar no Palácio Conde de Penafiel, situado numa Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES