PUB

Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Ponte do Zambeze em Moçambique inaugura sábado
África
31/07/09, 09:22
OJE/Lusa

A ponte Armando Guebuza, inaugurada no sábado, será uma das mais importantes vias terrestres do país e colocará termo ao "calvário" da travessia do rio Zambeze através de batelões, numa das regiões mais ricas de Moçambique.
A travessia do Zambeze, um dos principais rios de África, possibilita o acesso entre as regiões de Caia, na província de Sofala, e Chimuara, na Zambézia, centro, que dá acesso por estrada até ao norte do país.

 
Actualmente, o tráfego rodoviário sobre o rio é feito através de batelões, cujas constantes avarias tornam num pesadelo as ligações por estrada entre o norte e o sul de Moçambique, forçando, por vezes, os automobilistas a pernoitaram numa das margens por vários dias.

 
A ponte terá um tabuleiro de 2.376 metros de comprimento (1.666 em terra e 710 sobre o leito do rio), 16 metros de largura e quatro faixas de rodagem, mas com uma estrutura que prevê a sua duplicação.

 
Com a abertura da ponte Armando Guebuza, nome do Presidente moçambicano, que inaugura a obra no sábado, conclui-se um dos mais emblemáticos projectos de construção civil desde a independência de Moçambique, em 1975, a cargo de empresas portuguesas: o consórcio Soares da Costa/Mota-Engil.

 
A execução da ponte retoma estudos feitos no período colonial por Edgar Cardoso, conhecido engenheiro de pontes português e cujas marcas são ainda visíveis nas margens do Zambeze.

 
As obras de construção da ponte do rio Zambeze foram inicialmente canceladas, devido à guerra civil no país, entre as tropas afectas à FRELIMO e os rebeldes da RENAMO, de 1976 a 1992.

 
Orçada em 61,7 milhões de euros, a edificação da ponte conta com apoios da Suécia, Itália, Japão e da Comissão Europeia, tendo sofrido um aumento de cinco milhões de euros para colmatar os danos sofridos durante as cheias recentes na região.

 
Durante a construção, que empregou directamente 600 moçambicanos, o consórcio português enfrentou vários contratempos decorrentes do mau tempo.

 
Em três anos de edificação, a ponte do rio Zambeze resistiu às intempéries e até ao prazo, tendo o construtoras Soares da Costa/Mota-Engil antecipado para Maio a entrega da obra, um mês antes do previsto.

 
As cheias que em Janeiro de 2007 e 2008 assolaram o Vale do Zambeze e condicionaram fortemente os trabalhos de construção da ponte sobre o rio Zambeze, mas nunca os paralisaram por completo.

 
A inauguração no sábado da ponte do rio Zambeze pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, é o fim do "calvário" da travessia do rio através de batelões, mas também o início de uma polémica, já iniciada na própria FRELIMO, partido no poder, dirigido pelo actual Presidente da República.

 
O ex-deputado da FRELIMO Amad Camal considera "falta de modéstia" a atribuição do nome Presidente moçambicano à ponte sobre o rio Zambeze.

0  Comentários
0 votos
03/09/10, 09:34

Cabo Verde "ganha" mais 18 cidades com nova legislação

Cabo Verde passou a ter mais 18 cidades, com a entrada em vigor da lei n.º 77/VII/2010, que eleva à condição de cidade todas as sedes dos municípios do país. Ver Notícia
02/09/10, 18:47

Greve na Cabo Verde Telecom regista adesão de 90%

Os trabalhadores e sindicato da Cabo Verde Telecom (CVT) afirmam que a greve teve uma adesão de mais de 90%.Ver Notícia
02/09/10, 16:01

Moçambique diz que mantém subida dos preços

O governo moçambicano decidiu hoje manter os aumentos dos preços dos bens essenciais, após uma reunião de emergência e apesar dos protestos populares a Ver Notícia
02/09/10, 13:18

Cabo Verde e Guiné-Bissau recebem ajuda financeira do V-Flex

Cabo Verde e Guiné-Bissau estão entre os beneficiários do instrumento financeiro Flex de Vulnerabilidade (V-Flex), destinado a países vulneráveis do bloco Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES