PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
"Os negócios inclusivos são a nova abordagem à actuação social"
Destaque
22/12/11, 00:54
VER /OJE

Apesar da situação de crise em contínuo agravamento, os montantes investidos pelas empresas na comunidade não sofreram cortes entre 2008 e 2010. É esta a conclusão mais optimista da 2.ª edição do estudo "O Investimento das Empresas na Comunidade", divulgado em Novembro pela Sair da Casca. Na opinião de Nathalie Ballan, sócia fundadora da consultora, há hoje uma nova abordagem à actuação social: a dos negócios "inclusivos".


Aferir qual o contributo das empresas para a comunidade e reflectir sobre o seu papel social são os objectivos deste estudo, cujos resultados revelam que o montante investido pelo universo das 52 empresas auscultadas se traduz num valor superior a 76 milhões de euros.

Este valor mantém o investimento médio por empresa na comunidade desde 2008. A maior percentagem pertence às empresas que investem mais de um milhão de euros (37%) e, no extremo oposto, às que investem menos de 200 mil euros (25%).

De realçar igualmente que 13% das empresas não comunicam ainda os montantes dos apoios, o que demonstra que esta área de actuação na comunidade continua a não ser encarada como as demais. Mesmo "existindo uma evolução indiscutível", falta ainda dar passos cruciais em termos de rigor e exigência.

O mesmo acontece com a comunicação de critérios de escolha dos projectos, instituições e iniciativas que contam com o apoio das empresas: apenas 25% o fazem. Regista-se "uma grande melhoria a nível da gestão, mas, no entanto, ainda não é prática corrente comunicar estes critérios", conclui Nathalie Ballan. Não obstante, 73% e 83% das empresas, respectivamente em 2009 e 2010, comunicam compromissos e/ou áreas de actuação, face a 62% na primeira edição do estudo.

0  Comentários
0 votos
16/05/12, 00:45

Pressão demográfica asfixia proteção social

O envelhecimento da população e a recessão tornam a Segurança Social como a conhecemos insustentável a médio Ver Notícia
02/05/12, 00:43

Arquipélago da Madeira: Pequenas Ilhas Grandes Experiências

Não há muitos pedaços de terra no Mundo que tenham tanto para oferecer em tão pouco espaço. Mas o arquipélago Ver Notícia
24/04/12, 01:02

O touro com comportamento de urso

Espanha está a um passo de pedir assistência internacional. Os mercados apostam nesse cenário. Políticos Ver Notícia
Artigos relacionados
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES