PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
BCE ajuda na reestruturação da dívida grega
Economia
09/02/12, 01:06
OJE

O BCE poderá facilitar a reestruturação da dívida grega, avançou o "Wall Street Journal". O BCE aceitará, segundo aquelas fontes, perdas substanciais, nomeadamente não receber juros nem o cupão de vencimento por inteiro, caso isso signifique que as conversações com a Grécia possam ser bem sucedidas.
 
Os partidos da coligação grega estavam ontem reunidos para discutir mais medidas de austeridade, que incluem o corte de 20% no ordenado mínimo, a perda dos subsídios, para além de rescisões massivas na função pública.
 
O Eurogrupo, liderado por Jean-Claude Juncker, uma das personalidades que assumiu a possibilidade de a Grécia abandonar o euro, tem uma reunião prevista para amanhã, ao final da tarde.
 
Os Governos europeus, com destaque para o alemão, têm insistido com a Grécia para que esta aceite as medidas propostas, evitando perder-se mais tempo. Angela Merkel, a chanceler alemã, já se manifestou contrária à exclusão da Grécia do euro e os mercados financeiros europeus e norte-americanos reagiram em alta, antecipando o acordo.
 
A verdade é que o cenário é mais de impaciência, porque a questão grega está a afetar a credibilidade da zona económica. Ontem, estavam em aberto as negociações com os bancos relativas às condições que enquadrarão um perdão parcial da dívida grega, estando prevista, para hoje, uma reunião em Paris com os bancos. Recorde-se que os bancos gregos, seguidos dos alemães e dos franceses, têm um grande volume de dívida e terão de aceitar um perdão da ordem dos 70%. A Troika e o Governo grego têm consciência de que, para recuperarem a solvência do país é preciso uma redução do nível de dívida pública em percentagem do PIB de forma drástica. A ideia é passar dos atuais 160%, equivalentes a uma dívida global titulada de 350 mil milhões de euros, para os 120% do PIB em 2020. A Grécia está a negociar um novo empréstimo de 130 mil milhões de euros.
 
 
Troika fez subir dívida
O 1.º programa de assistência à Grécia fez subir a dívida em percentagem do PIB de 138,8% para 159,1%. A negociação do "haircut" é crucial para trazer o nível para os 120%. A negociação com os privados atinge os 200 mil milhões de euros.
 
 
48 Bi para refinanciar
A Grécia tem 48 mil milhões de euros, o equivalente a dois terços da ajuda a Portugal, para refinanciar este ano. O próximo vencimento de 14,5 mil milhões de euros (algumas fontes falam em 17,5 mil milhões) acontecerá a 20 de março.
0  Comentários
0 votos
23/05/12, 16:52

Paris e Madrid querem fazer tudo para manter Grécia na Zona Euro

O Presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, asseguraram hoje em Ver Notícia
23/05/12, 16:09

Número de casais inscritos nos centros de emprego atinge máximo histórico em abril

O número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados atingiu em abril um máximo Ver Notícia
23/05/12, 12:04

Juros descem nas maturidades mais baixas em dia de reunião dos líderes europeus

Os juros da dívida portuguesa estão hoje ligeiramente pressionados a dez anos, mas descem a dois e cinco Ver Notícia
Artigos relacionados
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES