PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Confiança dos consumidores volta a atingir mínimo histórico em Janeiro, diz INE
Economia
30/01/12, 14:25
OJE/Lusa

O indicador de confiança dos Consumidores voltou a atingir um novo mínimo histórico em janeiro após ter apresentado uma diminuição ténue em dezembro, divulgou hoje o INE.
 
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, este resultado advém do "contributo negativo das componentes de perspetivas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar e do desemprego".
 
O saldo das expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar manteve a trajetória negativa iniciada no final de 2009.
 
O saldo de respostas extremas das perspetivas relativas ao desemprego prolongou o movimento ascendente anterior, atingindo o valor mais elevado desde abril de 2009.
 
Em sentido contrário, segundo o INE, as expectativas sobre a evolução da situação económica do país recuperaram em janeiro, após terem registado o valor mais baixo da série no mês anterior, sendo que o saldo das perspetivas de evolução da poupança aumentou nos últimos dois meses, embora de forma ligeira, após ter registado o mínimo histórico em novembro.
 
Relativamente às variáveis que não integram o indicador de confiança, o INE refere que os saldos das apreciações sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar e da situação económica do país mantiveram as trajetórias negativas observadas desde o final de 2009, atingindo os mínimos das respetivas séries, embora diminuindo de forma ligeira em janeiro no segundo caso.
 
Considerando a informação adicional, recolhida trimestralmente, relacionada com as grandes despesas do agregado familiar, as expectativas de compra de automóvel e de compra ou construção de habitação "recuperaram ligeiramente em janeiro, após terem registado no trimestre anterior os mínimos das respetivas séries".
0  Comentários
0 votos
23/05/12, 16:52

Paris e Madrid querem fazer tudo para manter Grécia na Zona Euro

O Presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, asseguraram hoje em Ver Notícia
23/05/12, 16:09

Número de casais inscritos nos centros de emprego atinge máximo histórico em abril

O número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados atingiu em abril um máximo Ver Notícia
23/05/12, 12:04

Juros descem nas maturidades mais baixas em dia de reunião dos líderes europeus

Os juros da dívida portuguesa estão hoje ligeiramente pressionados a dez anos, mas descem a dois e cinco Ver Notícia
Artigos relacionados
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES