PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Confiança renova mínimo histórico
Economia
31/01/12, 01:01
OJE

A confiança dos consumidores voltou a atingir um mínimo histórico em janeiro, indicou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE).
 
Segundo o INE, este desempenho explica-se pelo "contributo negativo das componentes de perspetivas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar e do desemprego". Deste modo, o saldo das expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar manteve a trajetória descendente iniciada em 2009.

Em sentido inverso, as expectativas sobre a evolução da situação económica do país recuperaram em janeiro, após terem registado o valor mais baixo da série no mês anterior, sendo que o saldo das perspetivas de evolução da poupança melhorou nos últimos dois meses, após o mínimo histórico de novembro.

Por outro lado, a confiança dos consumidores europeus na economia subiu em janeiro, quer no total da União Europeia (UE) quer na Zona Euro, informou o Eurostat. Segundo o gabinete de estatísticas, que comparou dezembro do ano passado com janeiro deste ano, o indicador de sentimento económico subiu 1,2 pontos na UE e 0,6 pontos na Zona Euro, para 92,8 e 93,4 pontos.

O indicador de sentimento económico para Portugal registou uma ligeira melhoria em janeiro pelo segundo mês consecutivo, embora permaneça abaixo da média europeia. De acordo com o Eurostat, Portugal subiu de 74,6 pontos em dezembro para 75,7 em janeiro.

No mesmo sentido, o clima de negócios na Zona Euro avançou em janeiro pelo segundo mês, após nove meses em queda. O índice de confiança de consumidores e empresários fixou-se nos 0,21 pontos negativos, face aos 0,32 pontos negativos de dezembro.
0  Comentários
0 votos
23/05/12, 16:52

Paris e Madrid querem fazer tudo para manter Grécia na Zona Euro

O Presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, asseguraram hoje em Ver Notícia
23/05/12, 16:09

Número de casais inscritos nos centros de emprego atinge máximo histórico em abril

O número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados atingiu em abril um máximo Ver Notícia
23/05/12, 12:04

Juros descem nas maturidades mais baixas em dia de reunião dos líderes europeus

Os juros da dívida portuguesa estão hoje ligeiramente pressionados a dez anos, mas descem a dois e cinco Ver Notícia
Artigos relacionados
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES