PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Contabilização dos submarinos no défice só após aceitação para uso militar, diz ministro
Economia
27/05/10, 15:31
OJE/Lusa

O valor de aquisição dos submarinos será contabilizado apenas quando cada um deles ficar disponível e aceite para o uso militar, afirmou hoje à agência Lusa o ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva.

 
"Para efeitos da contabilização do défice, contam pelo valor de cada equipamento no momento que esse equipamento fica disponível para uso militar", afirmou o ministro à margem do seminário Ensino e Formação nas Forças Armadas, que começou hoje no Estado Maior da FAP, em Alfragide.

 
"O cálculo do défice orçamental faz-se internamente numa mesa técnica, constituída pela Direcção Geral do Orçamento, o Banco de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística", referiu o ministro com a pasta da Defesa.

 
Explica Santos Silva que essas contas serão feitas "externamente, numa relação entre essa mesa técnica nacional e o Eurostat, que tem de validar as contas apresentadas pelo Estado português".

 
As contas "fazem-se por referência a cada ano orçamental, no mês de Março seguinte e realiza-se em relação às despesas do Estado, incluindo as despesas com a aquisição de equipamento militar", acrescentou o ministro. "É essa a regra que será aplicada para qualquer equipamento", concluiu o ministro da Defesa Nacional.

 
Augusto Santos Silva adiantou no domingo passado, à margem da cerimónia do Dia da Marinha em Portimão, que ia pedir esclarecimentos adicionais ao parecer da PGR sobre o negócio de compra de dois submarinos a um consórcio alemão. "Coloquei questões ao Conselho Consultivo da PGR, que deu o seu parecer, mas há aspectos que gostaria de ver melhor esclarecidos", disse Augusto Santos Silva, acrescentando que o conteúdo do documento "não é público".

 
Santos Silva afirmou, também, que o Governo não adiou qualquer pagamento nem a contabilização do negócio dos submarinos para efeitos do défice orçamental. "A contabilização para efeitos do défice faz-se em função de um período de tempo [de um ano] subsequente à entrega dos equipamentos", explicou, acrescentando que o pagamento apenas será feito com a entrega do segundo equipamento.

 
De acordo com Santos Silva o primeiro submarino, que deveria ter sido entregue no início deste ano, deverá sê-lo ainda em 2010, estando neste momento a ser submetido a testes finais. Quanto ao segundo equipamento, deverá ser entregue provisoriamente pelo período de um ano ao Estado no final deste ano ou início de 2011, sendo efectuado o pagamento de ambos quando a entrega for definitiva.

 
O Estado português contratualizou com o consórcio alemão German Submarine Consortium (que integra a empresa Man Ferrostaal) a compra de dois submarinos em 2004, quando Durão Barroso era primeiro-ministro e Paulo Portas ministro da Defesa. Em finais de Março o DCIAP esclareceu que existem dois processos a correr em Portugal relacionados com a compra pelo Estado português de dois submarinos ao consórcio German Submarine Consortium.

0  Comentários
0 votos
23/05/12, 16:52

Paris e Madrid querem fazer tudo para manter Grécia na Zona Euro

O Presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, asseguraram hoje em Ver Notícia
23/05/12, 16:09

Número de casais inscritos nos centros de emprego atinge máximo histórico em abril

O número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados atingiu em abril um máximo Ver Notícia
23/05/12, 12:04

Juros descem nas maturidades mais baixas em dia de reunião dos líderes europeus

Os juros da dívida portuguesa estão hoje ligeiramente pressionados a dez anos, mas descem a dois e cinco Ver Notícia
Artigos relacionados
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES