PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Desemprego sobe até 11% em 2010
Economia
02/10/09, 01:00
OJE

O Fundo Monetário Internacional reviu ontem em alta as suas previsões para a economia portuguesa, que vai  voltar a crescer em 2010, mas com o desemprego a manter-se como a grande  ameaça à retoma.

O World Economic Outlook, apresentado ontem, corrigiu as previsões do FMI avançadas em Julho para Portugal  - contracção de 4,1% este ano e 0,5% para 2010 - , estimando agora um contracção da economia nacional mais ligeira - de 3,0% - em 2009 e um crescimento de 0,4% em 2010. 
Porém, apesar da melhoria na actividade, o desemprego vai continuar a ser a maior dor de cabeça para o Governo e a maior ameaça à retoma.
Segundo o FMI, a taxa de desemprego em Portugal vai atingir os 9,5% este ano - em 2008 a taxa foi de 7,6% -  e subir até aos 11% em 2010, em linha com a restante Zona Euro - desemprego de 9,9% e 11,7% em 2009 e 2010, respectivamente. 
A inflação vai ficar em terreno negativo este ano com os preços no consumidor a sofrerem uma retracção de 0,6% para depois acelerar para um crescimento de 1,0%.
O FMI reviu em alta as suas previsões para a economia mundial anunciando o fim da recessão em 2010.
0  Comentários
0 votos
09/02/10, 11:00

Trichet afirma que objectivo dos políticos será manter expectativas de inflação

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou hoje que o objectivo chave para os decisores políticos, na actual turbulência dos Ver Notícia
09/02/10, 08:07

Construção considera 2009 um dos piores anos das últimas décadas

A Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) apresenta hoje o balanço da actividade do sector da construção em 2009, que afirma Ver Notícia
09/02/10, 08:01

Portugal propõe à UE que adopte modelo português de veículos eléctricos

Portugal vai hoje propor aos restantes Estados-membros da União Europeia para que adoptem o modelo português no uso de veículos eléctricos e que se traduz numa Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES