PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Despesa com medicamentos subiu 10% até Julho
Economia
08/09/10, 08:07
OJE/Lusa

O Ministério da Saúde reviu em alta a estimativa para a despesa com medicamentos nas farmácias de Janeiro até Julho, passando de um crescimento de 7 para 10%, disse à Lusa o secretário de Estado da Saúde.

 
"Em termos acumulados de Janeiro a Julho, a despesa abrandou de 11,9% no primeiro semestre para 10%, e não para 7%, como eu anteriormente tinha referido", disse Óscar Gaspar, em declarações à Lusa.

 
Assim, aos 839 milhões de euros gastos no primeiro semestre pelo Estado na comparticipação de medicamentos vendidos aos doentes do SNS nas farmácias, há que juntar agora os 145 milhões gastos em Julho, o que eleva a despesa para 984 milhões de euros nos primeiros sete meses do ano.

 
No final de Agosto, o governante tinha revelado à Lusa que a despesa do Estado nas farmácias, de Janeiro a Julho, tinha crescido 7%, mas corrigiu agora o valor para 10%.

 
Questionado sobre as razões que levaram a um crescimento que é mais do dobro daquele que está inscrito no Orçamento do Estado para este ano, Óscar Gaspar apresentou as mesmas razões que justificaram o aumento da despesa nos primeiros seis meses, nomeadamente o efeito das comparticipações a 100% para os remédios para os idosos com menores rendimentos, e acrescentou agora o aumento do IVA em um ponto percentual.

 
"Em Julho, já temos o IVA acrescido, portanto já pagamos a 6% e a despesa também já é influenciada por isto", disse o governante, adiantando que, no final do ano, este aumento do IVA pode representar uma despesa adicional de 80 milhões de euros nas contas do Serviço Nacional de Saúde.

 
A meta para o final do ano, ainda assim, mantém-se inalterada, salientou o governante, que não excluiu a possibilidade de avançar com medidas adicionais para controlar a despesa.

0  Comentários
0 votos
23/05/12, 16:52

Paris e Madrid querem fazer tudo para manter Grécia na Zona Euro

O Presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, asseguraram hoje em Ver Notícia
23/05/12, 16:09

Número de casais inscritos nos centros de emprego atinge máximo histórico em abril

O número de casais em que ambos os cônjuges estão registados como desempregados atingiu em abril um máximo Ver Notícia
23/05/12, 12:04

Juros descem nas maturidades mais baixas em dia de reunião dos líderes europeus

Os juros da dívida portuguesa estão hoje ligeiramente pressionados a dez anos, mas descem a dois e cinco Ver Notícia
Artigos relacionados
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES