PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Portugal e Espanha inauguram Laboratório Ibérico de Nanotecnologia
Internacional
10/07/09, 13:28
OJE/Lusa

O Presidente da República português, Cavaco Silva, o rei Juan Carlos de Espanha, e os primeiros-ministros dos dois países, José Sócrates e José Luiz Zapatero, inauguram a 17 de Julho em Braga o Laboratório Internacional de Nanotecnologia.
De acordo com uma nota emitida hoje pela Presidência da República, na cerimónia estarão igualmente presentes membros dos Governos e outras altas entidades dos dois países.

 
No Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) - um centro de investigação internacional resultante de uma parceria entre os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal e da Ciência e Inovação de Espanha - vão participar investigadores dos dois países e de várias outras nacionalidades, informa a mesma nota.

 
O PIDDAC, Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central, prevê para 2009 uma verba de 37 milhões de euros destinados ao financiamento do INL cuja construção começou, este ano, em Braga.

 
O INL é um centro de investigação luso-espanhol criado pelos dois governos na Cimeira Ibérica de Évora em 2005.

 
O laboratório, que tem um investimento anual previsto de 30 milhões de euros, resulta de um Memorando de Entendimento que os Ministérios da Educação e Ciência de Espanha assinaram em 19 de Novembro de 2005 para a criação e operação conjunta de um Instituto de Investigação e Desenvolvimento.

 
O Instituto Ibérico de Nanotecnologias deverá ter 14 mil metros de área laboratorial, num edifício de cerca de 20 mil metros quadrados, cuja primeira pedra foi lançada na XXIII Cimeira Ibérica, que se realizou nos dias 18 e 19 de Janeiro de 2008 em Braga.

 
O objectivo é que o centro esteja concluído em 2010/2011, embora o funcionamento da primeira fase deva ocorrer já em meados de 2009.

 
Este instituto situar-se-á junto ao Campus de Gualtar da Universidade do Minho, num terreno municipal de cinco hectares onde se encontrava o parque de diversões Bracalândia.

 
Esta estrutura dedicar-se-á à investigação na área das nanotecnologias e possuirá várias oficinas, laboratórios, uma biblioteca, auditórios e um espaço para instalar visitantes de curta duração. Será também dotado com um centro de ciência viva para que seja mostrado à população o trabalho que lá será desenvolvido.

 
Em 2007 foi elaborado o projecto de execução e lançado o concurso público da obra, em 2008 deu-se início à construção dos diversos edifícios, serão adquiridos equipamentos e recrutados os especialistas, de modo a que o arranque seja no ano de 2009.

 
Na primeira fase, a Universidade do Minho cedeu um espaço no Convento dos Congregados, para o desenvolvimento do trabalho da comissão instaladora.


 


 


 


 

0  Comentários
0 votos
23/05/12, 14:59

Durão Barroso sublinha a importância de Atenas honrar compromissos

O presidente da Comissão Europeia transmitiu hoje ao primeiro-ministro da Grécia o "forte desejo" de Bruxelas de que o país permaneça no euro, mas sublinhou a Ver Notícia
23/05/12, 14:47

Berlim propõe pistas para recuperar credibilidade europeia

A Alemanha propõe seis pistas para relançar a credibilidade da Europa sem comprometer os orçamentos e promovendo o financiamento de grandes projetos de Ver Notícia
23/05/12, 08:14

Hollande domina atenções na sua estreia em Bruxelas em reunião dedicada ao crescimento

O novo presidente francês vai centrar as atenções na quarta-feira à noite, em Bruxelas, ao participar pela primeira vez numa reunião de chefes de Estado e de Ver Notícia
23/05/12, 07:59

Petróleo e gás provocam défice na balança comercial nipónica

O Japão está a registar um elevado défice na sua balança comercial depois das importações de petróleo e gás terem aumentado muito acentuadamente devido à Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES