PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Sarkozy, Merkel e Monti reúnem-se em Estrasburgo
Internacional
24/11/11, 08:11
OJE/Lusa

Um encontro tripartido reúne hoje em Estrasburgo Nicolas Sarkozy, Angela Merkel e Mario Monti, para que o primeiro-ministro italiano tranquilize os líderes francês e alemão sobre as medidas para evitar o contágio da crise da Zona Euro.
 
De acordo com os três dirigentes europeus, trata-se de acelerar o plano de recuperação da Zona Euro, aumentando a disciplina orçamental dos 17 Estados-membros para evitar que a crise em Itália ou Espanha alastre a toda a União Monetária.
 
Do lado francês, o Presidente Sarkozy também quer manter, a cinco meses das eleições presidenciais, o triplo A do país, que lhe permite financiar a dívida a menor custo. A nota pode estar ameaçada se a crise se agravar, advertiu ontem a agência de notação financeira Fitch.
 
A Alemanha, primeira potência económica da UE, não tem qualquer interesse que os seus vizinhos e principais parceiros comerciais do país sintam dificuldades, se quer salvaguardar os níveis de crescimento.
 
Para Monti, este é "um encontro muito informal, de trabalho" que não tem uma ordem de trabalhos precisa.
 
O antigo vice-presidente da Comissão Europeia defende uma gestão da UE através de um "método comunitário", mais do que por um duo franco-alemão, aberto a Itália. Monti vai ter que garantir ao "casal" franco-alemão que consegue pôr ordem nas contas e desbloquear o crescimento económico.
 
Na terça-feira, em Bruxelas, Monti deixou no ar a dúvida sobre um regresso ao equilibro das finanças públicas italianas em 2013, dado o abrandamento económico geral.
 
Em Estrasburgo, os três dirigentes devem examinar as armas anti-contágio susceptíveis de levar a zona a sair do marasmo e tranquilizar os mercados: um papel acrescido para o Banco Central Europeu (BCE), reforço do Fundo de Solidariedade Europeu (FEEF) e a criação de eurobonds.
0  Comentários
0 votos
23/05/12, 14:59

Durão Barroso sublinha a importância de Atenas honrar compromissos

O presidente da Comissão Europeia transmitiu hoje ao primeiro-ministro da Grécia o "forte desejo" de Bruxelas Ver Notícia
23/05/12, 14:47

Berlim propõe pistas para recuperar credibilidade europeia

A Alemanha propõe seis pistas para relançar a credibilidade da Europa sem comprometer os orçamentos e Ver Notícia
23/05/12, 08:14

Hollande domina atenções na sua estreia em Bruxelas em reunião dedicada ao crescimento

O novo presidente francês vai centrar as atenções na quarta-feira à noite, em Bruxelas, ao participar pela Ver Notícia
Artigos relacionados
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES