PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Secretário-geral da NATO pede aos membros da aliança mais instrutores
Internacional
10/09/10, 17:48
OJE/Lusa

O secretário geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, pediu hoje, em Madrid, aos membros da Aliança Atlântica mais instrutores para formar as forças afegãs.

 

"Precisamos de mais instrutores. É um elemento fundamental da nossa estratégia para que os afegãos possam cumprir as suas responsabilidades", declarou Rasmussen, numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero.

 
"A formação é o caminho para a transição (transferência de responsabilidades para as autoridades afegãs) e, posteriormente, para a retirada das nossas trocas", sublinhou, insistindo que "sem formação não há transição".

 
Rasmussen precisou que a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), dirigida pela NATO, está a formar actualmente cerca de 300.000 soldados e polícias afegãos.

 
Zapareto concordou com Rasmussen ao considerar a formação como a "alavanca fundamental" para a transição no Afeganistão, embora tenha deixado claro que a Espanha não prevê neste momento enviar mais guardas civis do que o acordado para treinar as forças afegãs.

 
O chefe do governo espanhol recordou que a Espanha se comprometeu com 40 guardas civis para a formação, dos quais 26 já estão em território afegão. Madrid tem ainda mais de 1.500 militares destacados no Afeganistão.

 
Na sua primeira visita oficial a Espanha desde que assumiu o cargo em 2009, o secretário geral da NATO disse que a coligação não abandonará o Afeganistão "até que as forças afegãs estejam preparadas".

 
Rasmussen disse esperar que na cimeira da Aliança Atlântica que decorre a 19 e 20 de Novembro em Lisboa "se possa anunciar que está próximo um processo de transição gradual".

 
"Podemos então começar a transferir as responsabilidades, província a província, distrito a distrito, quando as condições o permitirem", explicou, adiantando acreditar que a transferência poderá começar no próximo ano.

 

 

0  Comentários
0 votos
08/02/12, 09:16

Texto final do acordo de resgate da Grécia entregue aos partidos para aprovação

O texto final do segundo plano de resgate negociado entre o governo grego e os representantes da União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) foi hoje Ver Notícia
07/02/12, 09:29

Grécia quase paralisada devido à primeira greve geral deste ano

A Grécia está hoje quase paralisada devido à greve geral convocada pelos principais sindicatos gregos para protestar contra um novo pacote de medidas de Ver Notícia
07/02/12, 08:18

Governo grego prepara acordo final com partidos em dia de greve geral

As negociações finais entre o primeiro-ministro grego Lucas Papademos e os partidos políticos para a aprovação de um segundo plano de resgate coincidem hoje Ver Notícia
06/02/12, 17:01

Brasil arrecada mais de 10 mil milhões de euros em leilão de três aeroportos

O leilão da concessão de três aeroportos brasileiros, hoje na Bolsa de Valores de São Paulo, terminou com a arrecadação de 24,54 mil milhões de reais (10,92 Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES