O novo hospital de Loures, que servirá uma população de 272 mil habitantes, abre hoje ao público, para já com consultas externas de pediatria, patologia clínica e imagiologia.
Criado para atender residentes nos concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Sobral de Monte Agraço, este hospital é público e rege-se por um contrato de parceria entre o Estado português, a Sociedade Gestora do Hospital de Loures, SA e a Sociedade Gestora do Edifício, SA.
O contrato prevê a conceção, projeto, construção, financiamento, conservação e manutenção do hospital pela Sociedade Gestora do Edifício e a gestão do estabelecimento hospitalar e prestação de cuidados de saúde pela Sociedade Gestora do Hospital de Loures.
No dia 1 de fevereiro começa a funcionar o bloco operatório para as cirurgias programadas, assim como os cuidados intensivos.
A 22 de fevereiro abrem as portas das urgências de obstetrícia e de pediatria.
As unidades de internamento (pediatria, cuidados intensivos, médico-cirúrgicas) só estarão disponíveis para receber doentes a partir do dia 26 de fevereiro.
O último serviço a funcionar é a urgência geral que começa a funcionar em pleno a partir de 27 de fevereiro.
O edifício do Hospital Beatriz Ângelo (a primeira mulher a votar em Portugal e a primeira médica a realizar uma cirurgia), situado na Quinta da Caldeira, estará equipado com 424 camas de internamento, oito blocos operatórios, 44 gabinetes de consulta externa e 64 postos de hospital de dia.
Neste hospital existirão as especialidades de anatomia, patológica, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia plástica, dermatologia, doenças infecciosas, endocrinologia, gastrenterologia, ginecologia-obstetrícia, imunoalergologia e imunohemoterapia.
Medicina física e de reabilitação, medicina interna, medicina nuclear, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, patologia clínica, pediatria, pedopsiquiatria, pneumologia, psiquiatria, radiologia, reumatologia e urologia são outras das especialidades disponíveis no novo hospital de Loures.
O equipamento funcionará com 1200 trabalhadores, dos quais 290 médicos e 370 enfermeiros.