PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Paralisação dos pilotos é "superior a 95%", diz sindicato
Nacional
24/09/09, 13:04
OJE/Lusa

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusa a Administração da TAP de "violação grosseira e premeditada" da Lei da Greve e revela que a paralisação é superior a 95%.
"De acordo com os dados que o SPAC conseguiu apurar, e para além dos serviços mínimos, apresentaram-se apenas duas tripulações ao serviço, o que representa uma adesão à greve superior a 95%. Apesar destes números, que a própria TAP confirma, a empresa vai ter de explicar porque é que há voos com indicativo TAP a serem efectuados", refere um comunicado divulgado pelo SPAC.
Na nota o sindicato anuncia que irá formalizar uma queixa ao Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT) contra o que considera ser "uma violação grosseira e premeditada da Lei da Greve pela Administração da TAP".
"O SPAC sabe que a Administração da TAP está a recorrer ao fretamento de aviões numa tentativa desesperada de contornar os efeitos de um conflito para o qual contribuiu decisivamente, uma vez que se mostrou indisponível para encontrar uma solução negociada para o Acordo de Empresa", sustenta. O SPAC refere ainda saber que os inspectores da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) "já estão a investigar a situação".
No comunicado o SPAC faz ainda um balanço provisório da greve.
"O SPAC sabe que foram efectuados apenas dois voos para além dos que estavam previstos nos serviços mínimos. O SPAC conseguiu apurar ainda que já foram realizados quatro voos com recurso a aviões externos à TAP. Os voos de regresso a território nacional em período de greve resultam de uma decisão exclusiva do próprio SPAC", revela.
A greve de dois dias dos pilotos da TAP, iniciada à meia-noite, foi convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) devido ao "impasse" no processo de revisão do Acordo de Empresa e ao "descontentamento" com a gestão do presidente-executivo da transportadora, Fernando Pinto.
0  Comentários
0 votos
22/05/12, 18:47

80% dos anúncios de emprego não referem qualificação exigida aos candidatos

Um estudo efetuado por uma equipa do Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo (ISCET) verificou que 81% dos anúncios de emprego não indicam Ver Notícia
22/05/12, 11:55

Metropolitano já regressou à normalidade

O Metropolitano de Lisboa informou hoje que a circulação das carruagens regressou à normalidade a partir das 10h30, como estava previsto, depois do final do Ver Notícia
22/05/12, 09:05

Estações do Metro de Lisboa encerradas devido a greve parcial

As estações do metro estão todas encerradas devido à greve parcial que os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa iniciaram hoje às 05h30, disse à agêncisa Ver Notícia
21/05/12, 17:38

Trânsito condicionado e segurança reforçada por causa do Rock in Rio Lisboa

A realização do festival Rock in Rio em Lisboa implicará um plano de segurança e de trânsito com algumas centenas de agentes, mas será um dispositivo discreto, Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES