PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Pontes a descontar nas férias vigoram neste e no próximo ano
Nacional
16/01/12, 18:11
OJE/Lusa

O documento final que foi levado hoje a discussão com os parceiros sociais clarifica que a possibilidade de as empresas encerrarem junto aos feriados, descontando a "ponte" nas férias dos trabalhadores, é para vigorar neste e no próximo ano.
 
De acordo com a proposta de Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego que está a ser discutida desde manhã, a que a Lusa teve acesso, durante a vigência do Programa de Auxilio Económico e Financeiro os empregadores podem decidir encerrar as suas empresas nos dias de ponte, descontando estes dias nas férias dos trabalhadores.
 
Este documento é idêntico ao que o Governo enviou na madrugada de sábado aos parceiros sociais, embora tenha alguns pormenores novos, nomeadamente a possibilidade de haver uma "compensação futura pelo trabalhador" em alternativa ao desconto da ponte nas férias.
 
"Durante estes dois anos, trabalhadores e empregadores deverão fixar, nos termos previstos na negociação coletiva, o modo de compensar as eventuais pontes, tendo em conta os interesses mútuos envolvidos", diz a proposta governamental.
 
Se o empregador decidir usar esta possibilidade deve comunicar a sua decisão aos trabalhadores no início do ano para não prejudicar a respetiva marcação de férias.
 
A proposta do Governo mantém a eliminação da majoração das férias em função da assiduidade, por considerar que esta medida vai ajudar a promover o relançamento económico e o eficiente funcionamento do mercado de trabalho, e a redução de quatro feriados.
 
O documento prevê a possibilidade de os desempregados poderem acumular uma parte do subsídio de desemprego com um salário, num período máximo de um ano, quando aceitem ofertas de trabalho com remuneração inferior à da sua prestação de subsídio de desemprego.
 
O documento de trabalho inclui várias outras propostas para reforço da competitividade e crescimento, nomeadamente o combate à fraude e à evasão fiscal e o reforço da formação e do ensino profissional.
 
As alterações ao subsídio de desemprego, que já eram conhecidas, são também um dos temas em discussão.
0  Comentários
0 votos
22/05/12, 18:47

80% dos anúncios de emprego não referem qualificação exigida aos candidatos

Um estudo efetuado por uma equipa do Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo (ISCET) verificou que 81% dos anúncios de emprego não indicam Ver Notícia
22/05/12, 11:55

Metropolitano já regressou à normalidade

O Metropolitano de Lisboa informou hoje que a circulação das carruagens regressou à normalidade a partir das 10h30, como estava previsto, depois do final do Ver Notícia
22/05/12, 09:05

Estações do Metro de Lisboa encerradas devido a greve parcial

As estações do metro estão todas encerradas devido à greve parcial que os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa iniciaram hoje às 05h30, disse à agêncisa Ver Notícia
21/05/12, 17:38

Trânsito condicionado e segurança reforçada por causa do Rock in Rio Lisboa

A realização do festival Rock in Rio em Lisboa implicará um plano de segurança e de trânsito com algumas centenas de agentes, mas será um dispositivo discreto, Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES