PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Daimler, BMW e Bosch anunciam paragens temporárias da produção na Alemanha
Negócios
27/10/08, 15:25
OJE/Lusa


O impacto da crise financeira sobre a economia real está a fazer-se sentir na indústria automóvel alemã, e levou hoje firmas como a Daimler, a BMW e a Bosch a anunciar o encerramento temporário de algumas fábricas.

Na Daimler, a paragem das linhas de montagem abrangerá as 14 fábricas na Alemanha e obrigará a enviar para férias de Natal antecipadas cerca de 150 mil trabalhadores, confirmou hoje o respectivo chefe de pessoal, Guenther Fleig.

A produção de automóveis e camiões Mercedes em Sindelfingen, nos arredores de Estugarda, a maior unidade de produção da Daimler, será interrompida a 12 de Dezembro, e recomeçará a 1 de Janeiro de 2009, referiu Fleig.

Quanto à suspensão da produção nas outras fábricas, decorrem ainda negociações, segundo o mesmo responsável.

Fleig aproveitou a ocasião para reiterar a garantia dada em 2004 pela Daimler de que manterá as suas fábricas na Alemanha, e que até 2011 não procederá a despedimentos motivados por encerramento de unidades de produção no país de origem.

O mesmo acordo prevê o recurso a trabalho flexível dos operários da Daimler, e também a redução da semana de trabalho a 30 horas, se necessário.

Entretanto, a fábrica da BMW em Leipzig interrompeu hoje a produção durante quatro dias, como já tinha sido anunciado, devido à escassez da procura.

Segundo um porta-voz do construtor alemão, serão construídos menos 2.800 veículos, mas não haverá consequências para os 2.600 trabalhadores, recorrendo-se apenas a uma redução das horas extraordinárias acumuladas por cada um deles.

Em Setembro, a venda das três marcas representadas pelo construtor de Munique, BMW, Mini e Rolls-Royce, baixou 14,6%, e no mercado norte-americano foram vendidos até agora menos 25% de veículos destas marcas, em comparação com o ano anterior.

A Bosch, grande fabricante alemão de componentes para automóveis, anunciou também hoje que, devido à crise, encerrou a sua fábrica de Reutlingen-Rommelsbach mandando 400 trabalhadores para casa.

A decisão de encerrar a fábrica, que produz bombas para motores a gasóleo, foi tomada a curto prazo, e também aqui se recorrerá ao fundo de horas extraordinárias para não reduzir salários, disse um porta-voz da Bosch em Estugarda.

A medida prolongará as planeadas férias de Natal na Bosch em duas semanas, disse a mesma fonte.

0  Comentários
0 votos
24/05/12, 08:40

Bosch vai criar 2 mil postos de trabalho na Alemanha este ano

O grupo industrial alemão Bosch vai criar 2 mil postos de emprego na Alemanha em 2012, disse o diretor de recursos humanos da empresa, Christoph Kübel, ao Ver Notícia
24/05/12, 08:06

PepsiCo investe 1 milhão na fábrica do Carregado

A fábrica da PepsiCo/Matutano no Carregado instalou um projeto inovador na área da energia que vai permitir transformar a matéria orgânica das águas residuais Ver Notícia
24/05/12, 01:06

Sonae surpreende com lucro

O resultado líquido atribuível aos acionistas da Sonae afundou 86% no primeiro trimestre deste ano, recuando de 12 milhões para a fasquia dos 2 milhões de Ver Notícia
24/05/12, 01:05

EDP cresce com capacidade hídrica e eólica

A EDP-Energias de Portugal prevê que o lucro líquido cresça a uma taxa de um dígito baixo entre 2011 e 2015 e o EBITDA aumente à média anual composta (CAGR) de Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES