PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Enforce constrói central fotovoltaica na Roménia
Negócios
01/02/12, 01:04
OJE

A Enforce vai investir 25 milhões de euros na construção de uma central fotovoltaica na Roménia, que deverá começar a produzir energia em 2013, enquanto estuda a entrada no mercado moçambicano e brasileiro.
 
O investimento foi anunciado ontem pela empresa de engenharia da energia com sede na Covilhã, que participa no projeto com 20% de capital próprio. Os restantes 80% foram obtidos através de financiamento da banca romena, depois de uma seleção entre cinco entidades bancárias daquele país. "Não há aqui qualquer apoio de fundos comunitários. O projeto vai pagar-se com a venda de eletricidade à rede", revela João Nuno Serra, presidente da Enforce.
 
A central fotovoltaica a construir, a partir de maio, nos arredores de Bucareste, ocupará uma área de 20 hectares, gerando energia suficiente para abastecer três mil habitações.
 
Em 2013, poderá estar a produzir 5 milhões de euros em energia, representando, nessa altura, metade da faturação da Enforce.
 
João Nuno Serra assume que o investimento na Roménia é uma montra para projetos futuros. "O objetivo é criar a chamada sala de visita para a partir dali disseminar a tecnologia no mercado", explica.
 
Graças às movimentações para a construção da central na Roménia, a Enforce já recebeu outros pedidos de potenciais clientes para projetos na área do fotovoltaico e assinou há uma semana um primeiro contrato com uma empresa local de comercialização de energia que detém uma fábrica de semicondutores.
0  Comentários
0 votos
24/05/12, 08:40

Bosch vai criar 2 mil postos de trabalho na Alemanha este ano

O grupo industrial alemão Bosch vai criar 2 mil postos de emprego na Alemanha em 2012, disse o diretor de recursos humanos da empresa, Christoph Kübel, ao Ver Notícia
24/05/12, 08:06

PepsiCo investe 1 milhão na fábrica do Carregado

A fábrica da PepsiCo/Matutano no Carregado instalou um projeto inovador na área da energia que vai permitir transformar a matéria orgânica das águas residuais Ver Notícia
24/05/12, 01:06

Sonae surpreende com lucro

O resultado líquido atribuível aos acionistas da Sonae afundou 86% no primeiro trimestre deste ano, recuando de 12 milhões para a fasquia dos 2 milhões de Ver Notícia
24/05/12, 01:05

EDP cresce com capacidade hídrica e eólica

A EDP-Energias de Portugal prevê que o lucro líquido cresça a uma taxa de um dígito baixo entre 2011 e 2015 e o EBITDA aumente à média anual composta (CAGR) de Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES