PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Portugal com IDE abaixo da média europeia
Negócios
09/11/09, 01:00
OJE

Portugal apresentou em 2008 uma das mais baixas taxas de investimento directo estrangeiro (com 59%), ficando consideravelmente abaixo da média europeia, que foi de 74%, segundo um estudo divulgado pela Ernst & Young.


"Isto aconteceu porque um número significativo de projectos foi trazido para Portugal por companhias já activas no país e, sobretudo, no sector automóvel", refere o estudo da consultora sobre Investimento Directo Estrangeiro (IDE).
Por cada projecto investido em Portugal gerou-se uma média de 157 postos de trabalho, um número bastante acima da média dos países europeus, de 70 empregos criados por projecto.
Este facto explica-se, de acordo com o partner da Ernst & Young, José Gonzaga Rosa, porque os projectos em Portugal ainda estão muito concentrados na produção, nomeadamente na indústria automóvel.
No entanto, disse o responsável em declarações à agência Lusa, o investimento directo estrangeiro na Europa caracteriza-se pelo facto de criar cada vez menos postos de trabalho, porque está cada vez mais concentrado nas componentes de investigação e já não na produção.
"Mas a tendência em Portugal aponta também claramente para a diminuição", avançou. Grande parte do IDE é de origem industrial, apesar do forte desenvolvimento da área de Marketing e Vendas dos últimos dez anos no país, refere a análise da consultora.
O estudo conclui ainda que a imagem de Portugal junto nos investidores internacionais deteriorou-se em 2009 face a 2008. O sector que mais contribuiu para a deterioração da imagem de Portugal no estrangeiro foi o da produção de bens de consumo.
Os sectores da Energia e de Telecomunicações foram, por sua vez, responsáveis pelas respostas mais positivas dos investidores relativamente à percepção que têm do ambiente de negócios em Portugal.
0  Comentários
0 votos
07/02/12, 08:06

Ministro da Economia esclarece suspensão da fábrica da Nissan

O ministro da Economia vai hoje ao Parlamento prestar esclarecimentos aos deputados sobre a suspensão da construção da fábrica de baterias da Nissan em Aveiro, Ver Notícia
07/02/12, 07:57

EDP vai oferecer tarifa única de gás e eletricidade a partir de 2013

A EDP Comercial, empresa do grupo para o mercado liberalizado, vai oferecer a partir de 1 de janeiro de 2013 uma única tarifa para fornecimento de gás e Ver Notícia
07/02/12, 01:05

Seguradoras faturam menos 28,6% em 2011

A falta de liquidez da banca levou a uma aposta na captação de poupanças em detrimento da venda de seguros, em 2011, com as receitas globais do setor a Ver Notícia
07/02/12, 01:04

Brasil encaixa 10 mil milhões com aeroportos

O leilão para a concessão de três aeroportos brasileiros, realizado ontem na Bolsa de Valores de São Paulo, gerou um encaixe de 24,54 mil milhões de reais Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub

NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES