PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Sonae Sierra tem dois mil milhões em shoppings
Negócios
06/11/09, 01:00
Por Vítor Norinha/OJE

A Sonae Sierra tem 12 centros comerciais em pipeline com um valor global de dois mil milhões de euros, disse ontem o administrador delegado, Álvaro Portela, num encontro com jornalistas.

Nestas operações, a empresa tem vários sócios internacionais com quem dilui o risco e o esforço financeiro. A Sonae Sierra tem em construção centros  no Brasil, Roménia, Grécia, Alemanha, Itália e em Portugal, onde está a lançar unidades em Leiria e Calda da Rainha.

Entretanto, dentro de uma óptica de "reciclagem de capital", Portela disse que o grupo espera gerar um volume de cash da ordem dos 50 milhões de euros, sobretudo com a venda da Torre Oriente, no Colombo, onde detém 25% deste activo, a par de uma colocação de parte de um fundo de investimento imobiliário no Brasil, o Parque Dom Pedro, e ainda a contribuição do Plaza Mayor Shopping.

A venda da torre Oriente deverá estar concluída ainda este ano, decorrendo a "due diligence". O gestor realçou o facto de o imóvel estar integralmente colocado e a alienação vir a gerar uma boa margem. A segunda torre deverá ficar concluída no início de 2011. A empresa mantém um litígio com a edilidade de Lisboa em que solicita 71 milhões de euros a título de indemnização.

Dentro da estratégia de expansão do negócio, Álvaro Portela - que em Março cederá o lugar de CEO a Fernando Oliveira, quadro com 26 anos de Sonae - antecipa um crescimento do negócio de serviços para mercados maduros, mas também para novos mercados, incluindo o Norte de África e novos países da América Latina. Disse que este modelo é "uma forma de preservar as competências" da empresa. Recorde-se que a Sonae Sierra tem 52 centros em propriedade e mais 18 sob gestão.      
0  Comentários
0 votos
03/09/10, 08:11

Portugal é o 6.º maior investidor estrangeiro no mercado brasileiro

Portugal passou do 13.º para o 6.º lugar na lista dos maiores investidores estrangeiros no Brasil, com o ingresso de 798 milhões de dólares (624 milhões de Ver Notícia
03/09/10, 07:53

Ongoing quer entrar na televisão no Brasil

O grupo Ongoing está a estudar possibilidades de investimentos no sector de televisão no Brasil, segundo afirmou o presidente do grupo português de media, Nuno Ver Notícia
03/09/10, 01:06

TAP bate recorde de passageiros

A TAP transportou 998.544 passageiros em Agosto com uma taxa de ocupação de 81,1%, números que batem "todos os anteriores recordes alcançados pela companhia Ver Notícia
03/09/10, 01:03

Petrobras e Brasil chegam a acordo

O conselho de administração da Petrobras aprovou o pagamento de 42,5 mil milhões de dólares ao governo brasileiro através de uma emissão de novas acções para Ver Notícia
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES