Idade: 37 anos
Empresa: ALD Automotive Portugal - Grupo Société Générale
Área: Uma das empresas líderes, tanto em Portugal como a nível Internacional, em Aluguer Operacional e Gestão de Frotas
Função: Director Geral da ALD Automotive Portugal
Que qualidades pessoais lhe permitiram ter sucesso?
Defino-me como uma pessoa de sangue frio, exigente e razoavelmente oportunista. Questiono sempre o valor acrescentado que poderei trazer.
Como se descreve profissionalmente?
Sou, acima de tudo, uma pessoa generalista com a capacidade de conduzir uma equipa para a realização dos seus objectivos. Gosto, e preciso bastante, de novos desafios.
Há alguém em particular que tenha influenciado a sua carreira?
Uma famosa citação francesa de Jean Bodin, filósofo do século XVI, diz: «il n'est de richesses que d'hommes» ("A riqueza é feita de Homens"). Com toda a certeza, a minha carreira foi influenciada por muitos encontros, por vezes aparentemente insignificantes. Se tivesse de optar por alguém, seria a pessoa que me propôs iniciar a ALD Automotive na Rússia, dando a um gestor jovem, como eu era na altura, uma oportunidade única de desenvolvimento.
Como mede o seu sucesso?
Respondendo a duas questões: «Alcancei os meus objectivos?» e «Fui útil?».
Qual foi sua maior conquista?
Eu diria que a criação e o desenvolvimento da ALD Automotive na Rússia, pioneira e número um, no mercado russo! Mas, esperamos sempre que o maior desafio ainda esteja por vir!
Alguma medida em particular que destaque?
O sucesso é feito de muitos ingredientes; o principal é a qualidade da equipa e a sua capacidade de trabalhar em conjunto e na mesma direcção, e a equipa da ALD é exemplar neste aspecto. Mas em geral, e especialmente quando se cria uma nova actividade, o modelo de negócio que se define e a nossa capacidade de segui--lo são cruciais para o êxito futuro. De facto, e referindo-me à minha experiência anterior, mantivemos sempre o nosso sangue frio num ambiente "acalorado", aprendemos com os nossos erros, mas prosseguimos sempre com os nossos objectivos chave, nomeadamente o principal: construir um negócio sustentável.
Onde espera estar daqui a 5 anos?
Acabei de chegar à ALD Automotive Portugal, uma empresa muito profissional e cheia de potencial. Temos muitos desafios para superar juntos durante os próximos anos. Por isso, espero acima de tudo e disso estou convencido, que juntos conseguiremos. Em termos mais gerais, espero permanecer num ambiente dinâmico e desafiante!
Qual seria o seu emprego de sonho?
O meu desejo é manter um trabalho cheio de oportunidades, e que me permita ser útil! O meu "fantasma" poderia ter sido, como diz uma velha canção: j'aurais voulu être un artiste... ("Gostaria de ter sido um artista...").
Conselho para quem pretende enveredar nesta área.
Para a arte, não siga o meu exemplo! Para os negócios, é uma questão de bom equilíbrio: por um lado manter os olhos e ouvidos bem abertos, mas mantendo-se igual a si próprio e, por outro lado, não ser demasiado impulsivo, mas reagir adequadamente.