PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
pub
Boas "acções" geram oportunidades para jovens em risco

15/03/11, 11:01

À conversa com Maria do Céu Guitart*

A Meninos de Oiro dinamiza um projecto de prevenção de comportamentos de risco e contra o insucesso e o abandono escolar de jovens adolescentes, que foi recentemente cotado na Bolsa de Valores Sociais. Para a presidente desta Associação, o apoio da BVS funciona como uma bola de neve, que tem vindo a despoletar outros apoios e que, "graças à aposta em boas acções, está a proporcionar a muitos meninos oportunidades que, de outro modo, seriam inalcançáveis".


 

Estabelecer laços afectivos é o ponto de partida para a realização do "Por Ti - Projecto de Apoio a Ti". A ideia desta iniciativa nasceu de uma outra desenvolvida pela Associação Meninos de Oiro, IPSS que, desde 2003, auxilia jovens em risco oriundos de estruturas familiares predominantemente com dificuldades socioeconómicas e que apresentam um historial de maus tratos, de violência doméstica e de dificuldades de relacionamento social, funcionando hoje como um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental.

Foi a partir das experiências retiradas do projecto "Sábado Aventura", dedicado a desenvolver actividades lúdicas para jovens considerados em risco social, que a Associação para a Defesa dos Direitos da Criança de Azeitão e Setúbal resolveu lançar o Por Ti, com vista a intervir activamente na vida dos jovens e das suas famílias. Acreditando que "o atendimento e a inserção destes jovens em actividades de grupo permitirão que estes encontrem motivação para o sucesso profissional", a Meninos de Oiro resume numa palavra o grande objectivo desta iniciativa: prevenção.

Segundo a presidente da direcção da Associação Meninos de Oiro, Maria do Céu Guitart, o "Por Ti - Projecto de Apoio a Ti" pretende actuar ao nível do insucesso, abandono e absentismo escolar, da carência de estruturas familiares e da predisposição para comportamentos de risco como delinquência e o consumo de álcool e drogas. Actuando também em articulação com as escolas onde os jovens estão inseridos, "normalmente incapazes de dar respostas ao nível da prevenção de comportamentos de risco", a instituição visa ainda, com a iniciativa, testar e apresentar resultados desta experiência no meio académico.

Adoptando uma "postura proactiva de contacto com os adolescentes", o Por Ti chega aos pré-adolescentes e adolescentes (entre os dez e os dezoito anos) através de actividades como a criação de uma rede intermediária (equipa de apoio composta por adultos) entre os contextos de vida do adolescente e da Associação Meninos de Oiro; auscultação da motivação dos jovens e investimento nos seus interesses; construção em conjunto com o adolescente do seu projecto de vida na área escolar, lúdica, familiar, interpessoal e profissional; encaminhamento, quando possível, para estruturas da comunidade que permitam aos jovens uma actividade de lazer que ocupe parte do seu tempo livre, motivando-os para o sucesso pessoal; e implementação de uma estratégia de comunicação, com o apoio da Help Images, responsável pela elaboração de um filme, folhetos informativos, e outros suportes que são exibidos junto das empresas e outras entidades da comunidade, com o objectivo de angariar fundos para esta causa.

A cotação do Por Ti - Projecto de Apoio a Ti na Bolsa de Valores Sociais (BVS) "veio trazer ao projecto (e à Associação Meninos de Oiro) uma visibilidade que tem contribuído indubitavelmente para uma maior divulgação da nossa imagem e consequentemente uma maior credibilização do nosso trabalho", reconhece, em declarações ao OJE Mais Responsável, Maria do Céu Guitart. Na sua opinião, a BVS constitui "uma iniciativa interessantíssima e muito original que vem apostar na responsabilidade social, transformando o comum investimento financeiro - em acções materiais - num inovador investimento social - em boas acções".

Simultaneamente, este projecto "louvável", ao divulgar a imagem da Associação, "tem-nos vindo a proporcionar momentos inesquecíveis", como a Gala de homenagem da Clínica da Educação à Meninos de Oiro (e a outras instituições cotadas) realizada no Teatro S. Luís, em Lisboa, "onde tivemos o privilégio de ser agradavelmente surpreendidos com o apadrinhamento da nossa Associação pelo excepcional Escritor José Luís Peixoto", sublinha a presidente da direcção da Meninos de Oiro.

O apoio da BVS tem, pois, "funcionado como uma bola de neve, que tem vindo a despoletar outros apoios e nos tem trazido oportunidades importantíssimas". Simultaneamente, o apoio financeiro ao projecto POR TI "vai ser fundamental para a sua implementação: graças à aposta em boas acções, o POR TI vai poder crescer e proporcionar a muitos meninos oportunidades que, de outro modo, seriam inalcançáveis", conclui.

Partindo de pesquisas recentes que revelam que 30% das crianças em Portugal passam nove horas por dia em creches ou escolas o que, segundo os especialistas, "pode provocar danos a estas crianças quando entrarem na idade adulta", a Meninos de Oiro defende que é preciso trabalhar de perto com as famílias e acredita que actuando na criança conseguirá prever diversos problemas do seio familiar.

Ao longo dos últimos sete anos a Associação Meninos de Oiro - que, desde 2007, conta com um apoio de cooperação com a Segurança Social - tem actuado em três projectos complementares, respectivamente nas áreas da educação para os afectos, educação para a cidadania e promoção de actividades lúdicas para jovens considerados em risco social: "Bem-ME-Quer, Mal-ME-Quer", "Entre Riscos" e "Sábado de Aventuras".

 

 

*Presidente da Direcção da Associação Meninos de Oiro, entidade promotora do POR TI- Projecto de Apoio a Ti

0 votos
Votar
pub
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES