PUB
Faça do OJE a sua homepage
Montepio
Encontrar rendimento apesar da contracção

20/12/11, 19:40

Estamos a chegar ao fim do ano, altura em que por hábito fazemos o balanço dos últimos 12 meses e traçamos cenários para os seguintes.

Comecemos pelo óbvio: 2011 não foi um ano bom, a economia mundial chegou ao fim do ano num estado relativamente frágil e por isso mais vulnerável a qualquer choque. Os bancos centrais dos países desenvolvidos não podem fazer muito mais para resolver a situação, o que significa que estamos todos mais dependentes da política fiscal, ou seja, de políticos. Esta não é uma situação ideal. Veja-se o caso europeu, no qual os responsáveis políticos estão a ter enorme dificuldade em chegar a um acordo porque têm de facto objectivos e visões diferentes do problema: os do Sul tentam resistir a medidas de austeridade mais gravosas e os do Norte querem impor mais disciplina orçamental.
As perspectivas de crescimento para 2012 são de um crescimento lento. É provável que continuemos a assistir a um abrandamento da actividade económica, em grande parte devido à zona Euro, que deverá entrar em recessão em 2012. Esta recessão tem origem na crise de dívida soberana, numa contracção do crédito concedido em consequência da necessidade de reduzir a alavancagem tanto do sector financeiro como das famílias, e na subsequente quebra de confiança.
Este abrandamento é já visível nas estatísticas económicas que têm vindo a ser publicadas ao longo do quarto trimestre. A zona euro representa 25% do produto mundial e uma recessão aqui terá efeitos no crescimento económico de todo o Mundo, se bem que, apesar de tudo, ainda esperamos ver crescimento económico nos Estados Unidos, Japão e Mercados Emergentes. É este o cenário económico que tem deprimido as avaliações dos activos financeiros. Por último, e como se não fosse suficiente, os mercados têm ainda que lidar com a especulação em torno da própria estrutura da União Europeia e dos mecanismos sobre os quais assenta.

0 votos
Votar
pub
  • EUROPE
  • US
  • ASIA
PSI 20
Powered by
CAC 40
NOTICIAS
  • ÚLTIMAS
  • + LIDAS
  • DESTAQUES